top of page

Regulamento

Este regulamento estabelece normas e procedimentos para assegurar um entendimento claro entre os hóspedes e a administração da Pousada do Rodrigo, registrada no CNPJ 08.488.972/0001-89 e localizada na Rua Seis de Outubro, 733, São Sebastião das Águas Claras – Macacos, Nova Lima - MG, Brasil, CEP 34009145. A colaboração e compreensão de todos são essenciais para garantir uma interação harmoniosa e profissional.

As regras foram elaboradas com o objetivo de garantir justiça e tratar todos de maneira igualitária. Não abrimos exceções individuais, pois tal prática exigiria que estendêssemos a mesma consideração a todos os hóspedes.

Acomodações

​​​Tipos de Suítes:​
  • STANDARD: Ventilador de teto, varanda com vista para o jardim, TV SMART, frigobar, cama de casal padrão, Wi-Fi, opções para até 3 pessoas na mesma suite.  (sem hidromassagem ou ar-condicionado).

  • STANDARD FAMILIA: Varanda linda vista mata, TV SMART, frigobar, uma cama de casal padrão, Wi-Fi . São dois quartos conjugados com um banheiro, comporta 4 pessoas.(sem hidromassagem ou ar-condicionado).

  • KING 01: Hidromassagem dupla com vista para a mata, ventilador de teto, pequena varanda, TV SMART, frigobar, cama de casal padrão, Wi-Fi (sem ar-condicionado).

  • KING 07: Hidromassagem dupla (modelo Vitória), ar-condicionado, ventilador de teto, janela basculante alta, TV SMART, frigobar, cama de casal padrão, Wi-Fi (sem varanda).

  • KING 15: Hidromassagem dupla com vista para a mata, ventilador de teto, antessala e varanda, TV SMART,  frigobar, cama de casal padrão, Wi-Fi (sem ar-condicionado).

  • KING 23: Hidromassagem dupla, varanda com vista mata, TV SMART, frigobar, cama de casal padrão, Wi-Fi (sem ar-condicionado).

  • DELUXE: Hidromassagem dupla com vista para a mata, ar-condicionado, varanda com rede, mesa e cadeiras, TV SMART, frigobar, cama de casal padrão, Wi-Fi.

  • ESTÚDIO: Hidromassagem dupla com vista para o jardim, ar-condicionado, varanda com rede, mesa e cadeiras, TV SMART, cama de casal padrão, Wi-Fi, espaço com geladeira, micro-ondas, airfryer e utensílios básicos (sem fogão).​

Estrutura Geral:
  • Todas as suítes incluem dormitório, banheiro privativo, cama box casal tamanho padrão (1,88m x 1,33m), TV SMART, frigobar, roupa de cama e banho, cobertores e amenidades (sabonete e shampoo sachet).

  • As suites que não possuem ar condicionado possuem ventilador de teto.

  • Com exceção da suite STANDARD, todas demais suítes possuem hidromassagem dupla com aquecimento eletrico e trocador de calor. 

  • ​Algumas suítes têm acesso exclusivo por escada.

  • Não há interfones disponíveis nas suítes.

  • A voltagem padrão é 110V.

Regras de Uso:
  • Animais de estimação não são permitidos em suítes com hidromassagem.

  • Suítes com hidromassagens têm capacidade para duas pessoas, sem exceções.

  • Todas as suítes são não fumantes.

  • Durante o inverno, aquecedores elétricos portáteis com termostato estão disponíveis.

  • A alocação em suítes STANDARD e DELUXE é definida pela pousada, de acordo com a disponibilidade.

  • Com exceção da suíte STANDARD TRIPLA todas suítes possuem 1 cama de casal padrão (1,88m x 1,33m) e acomodam até duas pessoas. 

  • Reservas na STANDARD TRIPLA com valor pago igual a suite STANDARD DUPLA serão transferidas para a STANDARD DUPLA. Será cobrado taxa de 15% aplicada para cama extra solicitada em suítes ocupadas por dois hóspedes.

  • Roupa de cama e banho é fornecida, com troca a cada 3 dias.

Entrada e Saída

  • Horários:
    • Check-in: 15:00 (até no máximo 22:00).

    • Check-out: 13:00 (permanência na pousada permitida até 14:00, mas a suíte deve ser desocupada às 13:00).

  • Regras:
    • Não permitimos entrada antecipada ou permanência além do horário estipulado, mesmo para aguardar check-in ou realizar refeições.

    • Flexibilidade em diárias de domingo a quinta-feira para suítes STANDARD ou DELUXE, com taxa de 10% por hora excedente (após 15 minutos adicionais, a cobrança é integral).

    • Excedentes não autorizados serão cobrados em 50% da diária por hora.

​​Reservas

Confirmação de Reserva

  • Reservas confirmadas após o pagamento de 50% do valor:

    • Via PIX: Apenas para reservas feitas pelo WhatsApp.

    • Via cartão de crédito: Apenas pelo site oficial ou Booking.

      • Bandeiras aceitas: Visa e MasterCard.

      • Pagamento à vista, sem parcelamento.

  • Prazo para confirmação:

    • Pagamentos via PIX devem ser feitos imediatamente após a reserva; caso contrário, a reserva não será cadastrada. Até que o pix seja confirmado a suíte continua disponivel para reservas pelos demais hospedes. 

  • Reservas pelo site ou Booking:

    • O valor de 50% será debitado de imediato pela pousada no cartão fornecido.

  • Pagamento do Saldo Restante

    • Realizado no check-in:

    • Dinheiro, PIX, débito ou crédito (Visa ou Master, à vista).

    • Pagamento com cartão apenas presencialmente.

    • Importante: Se pagamento em cartão de crédito o cartão de crédito apresentado no check-in deve ser o mesmo utilizado na reserva.

  • Hóspedes Adicionais

    • Acréscimo de 40% por pessoa adicional (a partir de 9 anos e 12 meses).

    • Acréscimo de 30% por crianças de 1 ano e 12 meses a 9 anos e 12 meses:

    • Crianças menores de 1 ano e 12 meses: sem custos, desde que sem cama extra ou roupas de cama/banho.

    • Cama Extra: Taxa de 15% do valor da diária.

    • Proibido trazer colchões ou colchonetes próprios.

    • A pousada não se obriga a acomodar a partir da segunda pessoa ( adultos, crianças, bebês) não mencionada na reserva. Se não houver disponibiidade a reserva será cancelada e o sinal pago ficará como multa . 

Despesas no Check-out
  • Devem ser quitadas no momento do check-out:

    • Consumos e extras.

    • Extravios ou danos a itens da pousada (roupas de cama, móveis, equipamentos).

    • Materiais emprestados que não forem devolvidos.​​

​​​​​​​Políticas Reservas 

Cancelamento de Reserva
  • Conforme o Artigo 49 do CDC:

    • Cancelamentos após 7 dias da reserva: o valor pago será retido como taxa de cancelamento.

    • Cancelamentos em até 7 dias antes do check-in: o valor ficará como crédito (voucher) válido por 2 meses.

Reservas Múltiplas
  • O saldo total de todas as suítes reservadas será cobrado no check-in da primeira suíte.

  • Cancelamento de uma suíte não permite uso do valor pago como sinal para as demais.

Alteração de Reserva
  • Permitida mediante disponibilidade, com 10 dias de antecedência.

  • Será cobrada a diferença entre tarifas.

  • Somente uma alteração de data será permitida.

No Show (Não Comparecimento)
  • Reservas não justificadas até as 22:00 do check-in serão canceladas como "no show".

  • O valor do sinal será retido como multa, sem restituição ou crédito.

Desistência Após Entrada
  • Desistências após o check-in, incluindo saídas antecipadas, não terão reembolso, crédito ou restituição, mesmo por motivos de força maior.

​Voucher
  • Emissão e Uso

    • Emitido para créditos de cancelamento, com validade de 2 meses. Após esse período, perde-se o crédito.

    • Reservas com voucher estão sujeitas à disponibilidade.

  • Regras

    • Valores inferiores ao da nova reserva: o cliente pagará a diferença.

    • Valores superiores ao da nova reserva: não haverá reembolso do saldo restante.

    • O voucher é intransferível e só pode ser usado uma vez.

    • Reservas feitas com voucher não permitem alteração de data. Cancelamentos de reservas com voucher resultam no cancelamento automático do crédito.

Alimentação

  • Café da Manhã
    • Incluído na diária.

    • Horário de funcionamento: 8:30 às 11:00.

    • Observação: O café da manhã não é servido nas suítes.

  • Demais Refeições
    • Não estão incluídas na diária.

    • Oferecemos:

      • Pratos gourmet semi-prontos, aquecidos no micro-ondas.

      • Petiscos acompanhados de porções de arroz.

      • Prato feito (PF) preparado por terceiros, disponível até 13:00.

  • Cardápio:
  • Políticas do Restaurante
    • Horário de funcionamento:

      • Sextas, sábados e vésperas de feriados: 8:30 às 22:00.

    • Ultimo dia feriado e demais dias: 8:30 às 20:00.

    • Não atendemos fora desses horários.

    • Não servimos nas suítes, o hospede pode buscar ou consumir no restaurante.

    • O restaurante é exclusivo para hóspedes da pousada.

    • Pedidos na cozinha serão encerrados 30 minutos antes do horario final.​​

  • Taxa de Serviço (10%) – Opcional
    • Em nosso restaurante, é comum incluir na conta uma taxa de serviço de 10%, que corresponde à gorjeta destinada aos funcionários.

      • Essa taxa é totalmente opcional.

      • O valor é sugerido como forma de reconhecimento pelo atendimento prestado, mas o cliente tem total liberdade para recusar ou ajustar o valor, caso prefira.

    • Se tiver qualquer dúvida ou desejar retirar a taxa da sua conta, gentilza  informar no checkout. 

​​

​Consumos na Pousada

    • Permitido:

      • Trazer vinhos, espumantes, queijos e frios, desde que armazenados no frigobar da suíte.

      • Na suíte ESTÚDIO, é permitido trazer itens para preparo exclusivamente na air fryer ou micro-ondas. Não é permitido o uso de grelhas, churrasqueiras ou similares, e a suíte não possui fogão.

    • Não Permitido:

      • Uso de churrasqueiras, grelhas, chapinhas de carne, air fryer, micro-ondas ou qualquer outro item para preparo de alimentos nas suítes ou demais áreas da pousada.

      • Uso de cooler, isopor ou similares nas áreas comuns (piscina, restaurante, sauna, SPA e jardim).

      • Utilizar o restaurante da pousada para preparo ou armazenamento de alimentos e bebidas.

      • Consumir itens não adquiridos na pousada fora da suíte.

      • Trazer alimentos ou bebidas fora da lista de itens permitidos.

    • Pagamento:

      • Valores de consumo serão cobrados no checkout e devem ser pagos à vista via PIX, cartão de débito ou crédito (VISA ou MASTERCARD).

​​

​​Piscina aquecida

  • ​Características:

    • Sistema de aquecimento por placas elétricas e trocador de calor, com temperatura média de 32°C.

    • Tratada com ozônio 100% SEM CLORO

    • Horário de funcionamento: das 09h às 20h. O uso fora desse horário está sujeito a multa.

    • Profundidade variando entre 1,00 m e 1,40 m.

    • Não é coberta

  • Regras de Uso:

    • Não há guarda-vidas; a supervisão de crianças é responsabilidade exclusiva dos acompanhantes.

    • É proibido utilizar copos, taças ou garrafas de vidro na área da piscina, danos ou prejuízos serão cobrados.

    • Toalhas para piscina: fornecemos 1 unidade por hóspede/dia, mediante solicitação no restaurante. As toalhas devem ser devolvidas ao final da estadia.

    • Brincadeiras com bola ou outros objetos dentro da piscina são proibidas.

 

Banheira SPA do Jardim

  • Nossa banheira de hidromassagem SPA é aquecida por trocador de calor, comporta até 8 pessoas e está localizada no jardim em um ambiente aberto com uma linda vista para a mata.

  • Horário Funcionamento:

    • De domingo a sexta-feira (diárias promocionais):

      • A banheira permanece disponível para uso e fotos, porém desligada, sem jatos e sem aquecimento.
    • Diarias de Sábados e feriados 

      • As comodidades do SPA (jatos de hidromassagem e aquecimento da água) estarão disponíveis nos seguintes horários:

        • Das 15h às 22h

        • Das 11h às 13h do dia seguinte

  • ​Regras de Uso

    • Não é necessário reservar nem pagar taxa para utilização.

    • O uso é limitado a 30 minutos caso haja outros hóspedes aguardando.

    • Todos os hóspedes, de qualquer suíte, podem utilizar a hidro SPA.

    • É proibido utilizar copos, taças ou garrafas de vidro na área do spa, danos ou prejuízos serão cobrados.​​​

 

Sauna

  • Aquecida com energia elétrica.

  • Horários de Funcionamento:

    • Domingos (exceto feriados) e último dia de feriados: 12:00 às 14:00.

    • Sábados, feriados e demais dias: 16:00 às 18:00.

  • Regras:

    • A sauna será ligada apenas mediante solicitação de um hóspede.

    • Solicitações fora dos horários definidos estarão sujeitas a taxa informada na recepção, cobrada apenas do solicitante.

 

Massagem

  • Serviço terceirizado, realizado na pousada.

  • Não incluso na diária.

  • Pagamento direto à prestadora do serviço.

  • Para valores e reservas, consulte O que fazer em Macacos

 

Estacionamento

  • Direito: Cada suíte possui direito a 1 vaga.

  • Características:

    • Estacionamento privado, aberto e gratuito.

    • Não possui cobertura e não é segurado.

  • Orientações:

    • Não deixe objetos de valor dentro do veículo.

    • Em caso de danos, como arrombamento ou vandalismo, será realizada comunicação à polícia.

Aquecedores nas Suítes

  • Disponibilidade: Aquecedores elétricos portáteis com termostato são fornecidos durante períodos de frio.

  • Instruções e Cuidados:

    1. Desligue o aquecedor ao sair do ambiente.

    2. Não durma com o aquecedor ligado.

    3. Mantenha longe de materiais inflamáveis, como cortinas e cobertores.

    4. Supervisione o uso próximo a crianças e animais.

    5. Não conecte o aquecedor com outros aparelhos na mesma tomada.

    6. Não utilize o aquecedor no banheiro.

    7. Posicione o aparelho em local seguro e afastado de objetos inflamáveis.

    8. Não use o aquecedor para secar roupas ou itens similares.

 

Fogueiras no Jardim e Lareira

Características:

  • Dois espaços externos com bancos de jardim e fogueiras estão disponíveis.

  • O restaurante possui uma lareira para maior conforto.

  • Funcionamento:

    • Disponíveis nos finais de semana e feriados durante o inverno em Macacos.

Wi-Fi

  • A internet é uma cortesia da pousada.

  • A pousada não se responsabiliza por problemas ocasionados pelo provedor, como lentidão ou interrupções.

​​​​​

​​Decoração das Suítes

Kit Decoração (não incluído na diária):

  • Pagamento SOMENTE PIX no momento da contratação.

O kit inclui:

  • 1 Balão metalizado em formato de coração vermelho.

  • 1 Balão escrito "Te Amo".

  • em suites SEM hidro: Pétalas de rosas artificiais vermelhas.

  • em suítes COM hidro: 15 corações de 10 cm.

  • Enfeite com toalhas.

​Complemento opcional:

  • Disponibilizamos frases decorativas que podem ser adicionadas como complemento.

  • Importante: As frases não fazem parte do kit, são emprestadas pela pousada, reutilizáveis e não podem ser levadas pelos hóspedes.​

  • As frases não têm custo, mas são disponibilizadas mediante caução cobrada por frase no momento da reserva. Essa caução será devolvida no checkout, desde que a frase emprestada pela pousada seja retornada em perfeito estado.

​Observações importantes:

  • A decoração é feita apenas no dia do check-in, sendo necessário contratar o serviço com mínimo de 4 horas de antecedência.​

  • Em caso de cancelamento da reserva, o valor pago pelo kit decoração não será reembolsado.

  • ​A caução da frase decorativa é devolvida na saída, se for entregue no checkout. Caso contrário, devolvemos em até 2 dias após conferência na suíte

  • A frase somente será disponibilizada se contratada a decoração.

​Política para Pets

  • Permitido: Apenas animais de pequeno porte (até 10 kg) mediante pedido.

    • Proibido em suítes com hidromassagem ou no segundo andar.

  • Taxa: 15% do valor da diária de duas pessoas por pet.

  • A pousada não se obriga a hospedar pets não informados, em caso de falta de disponibilidade em suítes STANDARD a reserva será cancelada e o valor pago no sinal ficará retido como multa. 

  • Responsabilidade do Tutor:

    • Acompanhar o pet durante toda a estadia.

    • Usar coleira e recolher dejetos.

    • Não permitir acesso do animal à piscina, sauna, restaurante ou suítes de outros hóspedes.

  • Danos e Descumprimento:

    • Danos causados por pets serão cobrados.

    • Regras descumpridas podem levar à retirada do hóspede ou do pet, sem reembolso.

Hospedagem de Menores

Documentação Exigida

  • Acompanhados pelos pais (ou um deles):

    • Identidade ou certidão de nascimento original ou cópia autenticada.

    • Documento de identificação dos pais com foto.

  • Sozinhos ou acompanhados de terceiros:

    • Autorização assinada pelos pais ou responsáveis, com firma reconhecida em cartório, ou autorização judicial.

Responsabilidade

  • A pousada não oferece serviços de monitoria.

  • A segurança e supervisão dos menores são de responsabilidade exclusiva dos pais ou responsável legal.

Limpeza das Suítes

  • Periodicidade: Realizada diariamente, entre 10:00 e 18:00.

    • Não será feita se a placa "Por favor, não perturbe" estiver do lado de fora da suíte.

  • Troca de Roupas de Cama e Banho:

    • A cada 3 dias, por razões ecológicas.

    • Manchas de vinho, tinta de cabelo, barro, maquiagem, etc., acarretarão custos adicionais de lavanderia.

  • Dia do Checkout:

    • Não há arrumação ou troca de toalhas no dia da saída.

Uso das Áreas da Pousada

  • Áreas Internas e de Lazer: Exclusivas para hóspedes.

  • Visitantes:

    • Permanência permitida por até 20 minutos.

    • Informe a recepção sobre a chegada de visitantes para evitar constrangimentos.​

Objetos Esquecidos

  • Guardados por 30 dias.

  • Envio mediante depósito antecipado das despesas de envio e deslocamento até Belo Horizonte.

  • Após 30 dias, a pousada destinará os itens conforme julgar conveniente.

Responsabilidade sobre Bens Pessoais

  • Cofre: Não disponível.

  • A pousada não se responsabiliza por bens ou valores deixados nas suítes ou áreas externas.

  • Recomenda-se certificar-se de que a suíte está trancada e as janelas fechadas ao sair.

  • Chaves e Chaveiros: Responsabilidade do hóspede, incluindo custos de reposição em caso de extravio.

Serviços Prestados por Terceiros

  • A pousada não se responsabiliza por serviços externos, como passeios, traslados e massagens, mesmo que recomendados.

Proibições Específicas

  • Som: Uso de equipamentos sonoros nas áreas comuns, estacionamento ou suítes.

  • Infringir a lei do Silêncio no período das 22:00 às 08:00.

  • Qualquer forma de discriminação no que diz respeito à diversidade de sexo, raça, religião, orientação sexual, entre outros.

  • Festas ou qualquer tipo de comemoração na pousada.

  • Fumantes

    • Proibido fumar no restaurante, suítes, banheiros e varandas.

    • Taxa: 20% da diária será cobrada por descumprimento.

    • Permitido fumar no jardim e piscina, desde que outros hóspedes não se incomodem.

  • Jogar na banheira de hidromassagem: pétalas de decoração, flores, ramos aromáticos, velas ou itens similares, pois podem danificar o motor da hidro. Danos por uso inadequado não permitirão troca de suíte nem ressarcimento de valores.

  • Regras Gerais:

    • Não estender roupas em varandas, sacadas ou janelas.

    • Não jogar objetos pela janela ou em instalações sanitárias.

    • Não acessar áreas restritas (lavanderia, cozinha, recepção).

    • Não usar itens do enxoval para limpeza de pisos, botas, etc.

Sustentabilidade

  • Energia: Sistema fotovoltaico para energia limpa e sustentável.

  • Piscina: Tratada com ozonização, sem cloro ou produtos químicos.

Convivência e Comportamento

  • A pousada reserva-se o direito de:

    • Vetar hospedagem de pessoas que infringirem normas de convivência.

    • Solicitar a desocupação da suíte por comportamento antissocial ou inadimplência.

Foro e Jurisdição

Fica eleito o foro da comarca de Belo Horizonte para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes do presente regulamento, política de reservas e políticas de cancelamento.

Aviso sobre Imagens e Alterações

  • Fotos Ilustrativas:
    Todas as fotos presentes em nossos sites são meramente ilustrativas.

  • Alterações nas Áreas da Pousada:
    Reservamo-nos o direito de alterar qualquer área das pousadas sem aviso prévio. Como estamos em constante processo de melhorias e reformas, estas poderão ocorrer em qualquer época e data.

  • As fotos apresentadas foram tiradas nas áreas das pousadas, porém, em diferentes datas e épocas.​

 

Atualização

Podemos atualizar esta política periodicamente. A versão mais recente estará sempre disponível nesta página.

bottom of page