

Normas e Regras para Funcionários
Com o objetivo de assegurar justiça, organização e harmonia no ambiente de trabalho, estas regras aplicam-se a todos os funcionários, sem exceções.
É fundamental verificar previamente as condições de qualquer solicitação para garantir que não prejudique os demais. Todas as decisões serão tomadas em benefício da maioria, evitando exceções que possam estabelecer precedentes.
Estas normas têm como objetivo promover um ambiente de trabalho justo e organizado. O cumprimento delas é essencial e obrigatório para todos.
Horários e Pontualidade
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Horário de Almoço: Deve seguir os horários definidos na tabela. É obrigatório informar o colega ao sair.
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Horário de Café: Deve ser alternado entre os funcionários.
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Atrasos e Faltas:
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Atrasos devem ser compensados até o dia 25 (fim da apuração do ponto).
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Atrasos superiores a 15 minutos ou faltas sem atestado médico serão descontados.
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Atrasos causados por transporte (ex.: van de Macacos) não serão aceitos; alternativas são de responsabilidade do funcionário.
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Não é permitido chegar antes do expediente com o intuito de sair mais cedo sem autorização prévia.
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Para atrasos ou faltas em escalas iniciadas às 07:30, é necessário contatar outro funcionário para troca e informar no grupo funcionarios por mensagem escrita (o motivo pode ser detalhado em privado)
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Trocas de Escala e Registro de Frequência
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Trocas de Escala:
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Devem ser solicitadas no grupo de funcionários via WhatsApp, com a maior antecedência possível. (Motivos podem ser tratados em privado com Andrea.)
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Alterações só serão aceitas se não prejudicarem outros colegas.
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Trocas de folgas nos fins de semana precisam ser negociadas diretamente entre os envolvidos, considerando as necessidades da pousada.
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Registro de Ponto:
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O ponto será registrado e pago conforme a leitura do relógio de ponto.
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A jornada de trabalho é limitada a 40 horas semanais e 8 horas diárias. Horas extras exigem autorização prévia.
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O intervalo de 1 hora para almoço deve ser obrigatoriamente registrado.
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Problemas com o relógio de ponto devem ser reportados imediatamente a Andrea.
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Férias, Adiantamentos e pedidos demissão
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Férias: Sempre que possível, deve ser gozada fora da alta temporada (dezembro, janeiro e julho)
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Adiantamentos e Empréstimos:
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Adiantamento salarial disponível no dia 20, limitado a 40% do salário, mediante solicitação
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Nenhum empréstimo será concedido. Se o motivo do pedido for saúde podem ser analisados, neste caso a compra será feita por Andrea no cartão de crédito e parceladas em até 3 vezes, com desconto no salário.
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Pedidos de Demissão: Conforme a legislação trabalhista, o pedido de demissão deve ser formalizado por escrito, de próprio punho, com a declaração expressa do desejo de desligamento da pousada e a indicação do prazo de cumprimento do aviso prévio de 30 dias. Caso o aviso prévio não seja cumprido integralmente, os dias não trabalhados serão descontados no cálculo da rescisão.
Regras Gerais
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Uso da Moto da Pousada:
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Permitido somente para atender necessidades da pousada
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Somente poderá ser usada para levar funcionários para casa à noite, quando estiver escuro e não houver outro meio de transporte.
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Em casos autorizados, o funcionário pode ir para casa utilizando a moto da pousada, desde que ela seja devolvida até as 07:30 do dia seguinte.
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Para maior segurança e controle, foi instalado um rastreador na moto.
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Revisão de Bolsas ao Fim do Expediente:
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Bolsas ou mochilas podem ser revisadas aleatoriamente ao final do expediente.
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Este procedimento segue as diretrizes reconhecidas pelo Tribunal Superior do Trabalho, sendo aplicado de forma geral, não discriminatória e com respeito à dignidade dos funcionários.
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Distribuição de Tarefas:
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Nos fins de semana e feriados, a funcionária que iniciar às 13h ficará na cozinha; a anterior será responsável pela limpeza das suítes.
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Consumo Interno:
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Lanches e café da manhã são exclusivos para consumo no local. É proibido retirá-los sem autorização. Estes são exclusivos dos funcionários, não está permitido retirar ou fornecer lanche /café para não funcionários
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Consumações de produtos para venda serão descontadas do salário com valores reduzidos em relação ao cardápio.
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Almoços devem ser trazidos ou comprados; não podem ser preparados com itens da pousada, apenas aquecidos.
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Uniformes e EPIs: São de uso obrigatório durante o expediente e devem ser devolvidos em caso de desligamento.
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Manutenção e Organização:
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É obrigatório informar sobre reparos ou compras necessárias para a pousada.
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Manter a pousada limpa e organizada é responsabilidade de todos.
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Segurança e Comunicação:
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Uso de rádio é obrigatório durante o expediente.
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Desaparecimento de chaves deve ser informado imediatamente.
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Reportar descumprimentos das normas à Andrea ou Rodrigo, sob pena de responsabilização coletiva por erros não identificados.
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O celular da pousada deve estar carregado e sob supervisão constante, pois é essencial para a operação
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Proibições
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Sair da pousada durante o expediente sem autorização.
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Retirar ou emprestar itens da pousada sem autorização (ferramentas, máquinas, equipamentos, guarda-chuvas, vasilhas, etc).
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Lavar ou secar roupas pessoais na pousada.
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Consumir itens do cardápio sem registrá-los.
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Consumir itens exclusivos do café dos hóspedes prejudicando a preparação do café no outro dia
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Deixar de usar rádios durante o expediente.
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Deixar o celular principal da pousada sem supervisão, deixando de atender o hospede durante o expediente.
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Usar gasolina da moto ou equipamentos da pousada para fins pessoais.
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Portar ou guardar armas na pousada.
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Fumar, consumir álcool ou drogas em qualquer área da pousada.
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Deixar a pousada sem um funcionário responsável, mesmo que por alguns minutos.
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Deixar o telefone principal da pousada com um funcionário responsável, mesmo que por alguns minutos.
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Trazer parentes ou amigos para usufruir das comodidades da pousada sem autorização.
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Trazer ou hospedar terceiros sem autorização prévia.
Funcionários que Moram na Pousada
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Os funcionários residentes terão contrato de aluguel, que incluirá custos com energia, internet e água.
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É proibido levar qualquer item da pousada para sua moradia sem autorização.
